A adidas RIMAC | Lima 42K, que comemorou sua décima quarta edição em 2024, é a primeira maratona oficial no Peru a ser endossada e certificada pela WA e pela AIMS.
Em 2024, a corrida atraiu 1.000 participantes, que tiveram a oportunidade de correr ao lado de celebridades da corrida nacionais e internacionais, incluindo 100 atletas de elite nas três distâncias. Do total de participantes, 9% eram atletas estrangeiros de cinco continentes, representando países como Quênia, Etiópia, Estados Unidos, Colômbia, Bolívia, Equador e Costa Rica. Além disso, atletas peruanos de destaque, como Sofía Mamani, Nelson Ito, Wily Canchanya, Efraín Sotacuro, Cristhian Pacheco e Gladys Tejeda, participaram em nome do Peru.
A corrida também mantém seu compromisso com a sustentabilidade, com a certificação Carbon Neutral® registrada internacionalmente. Durante a maratona, a pegada de carbono gerada foi medida e as emissões foram neutralizadas por meio do apoio a um projeto de captura de carbono na selva peruana, especificamente em uma área natural protegida. Essa iniciativa é um exemplo de sustentabilidade para futuros eventos semelhantes.
Em termos de participação geral na edição de 2024, 49% optaram pelos 10 km, 34% pelos 21 km e 17% pelos 42 km. Além disso, foram incluídas categorias para pessoas com deficiências recreativas, como deficiência visual, cadeira de rodas e deficiências nos membros superiores e inferiores.
Lima, a capital peruana, é um destino que encanta. Muitos turistas se apaixonam pela cidade, que tem um povo alegre e hospitaleiro e serve de porta de entrada para destinos como Cusco, Huaraz e Ica.
Entre suas ruas congestionadas, algo típico das grandes metrópoles sul-americanas, essa cidade revela ao visitante as cores, aromas e sabores da gastronomia peruana.
Em Lima é possível visitar sítios arqueológicos, construções da época da colonização espanhola e museus com temas variados – do chocolate ao ouro, dois tesouros valiosos para a humanidade.
Com muitas opções de lazer e cultura, a capital do Peru ainda convida o visitante a admirar a beleza do Oceano Pacífico a partir de uma orla bastante peculiar, que fica no alto da cidade.
Uma das principais atrações das cidades mais antigas do mundo é a visita ao seu Centro Histórico. E a majestosa cidade de Lima não poderia ser exceção: nas ruas, igrejas e edifícios é possível dar um salto e visitar o passado em primeira pessoa. Como se fosse uma máquina do tempo onde você vai conhecer a velha Lima, aquela que mantém até hoje seu toque colonial.
O grande Parque La Reserva tem um conjunto de 12 fontes que produzem um espetáculo com as águas, misturando música e luzes em um show impressionante.
Situado em um enorme prédio, o Museu Larco guarda uma coleção variada de peças pré-colombianas dos últimos quatro mil anos. Destaque para galeria do ouro e da prata, que exibe uma enorme coleção de joias usadas por governantes de milhares de anos antes de Cristo.
Aproveite os peixes e frutos do mar frescos de Lima, como o camarão e o polvo, e coma um delicioso ceviche. Essa iguaria é preparada em suco de limão e temperada com cebola e ají.
O pisco, licor nacional, pode ser tomado com suco de limão e clara de ovo. Na versão chilcano, ele é servido com refrigerante de gengibre, limão e bastante gelo. Se estiver calor, peça a chicha morada, feita de milho roxo.